Baixada em Pauta #227: Baixista que teve dedos amputados em acidente de buggy ressignifica a vida após acidente
29/03/2025
(Foto: Reprodução) Durante a conversa no podcast, o músico Guilherme Goes, componente da banda Zimbra, contou sobre a recuperação após o acidente que o fez perder quatro dedos da mão direita, o medo do fim da carreira e como ressignificou o olhar para a vida. Baixada em Pauta: Guilherme Goes, baixista da Banda Zimbra, é o convidado da semana
O músico Guilherme Goes, de 29 anos, baixista da banda Zimbra, foi o convidado do podcast Baixada em Pauta, onde compartilhou a experiência de superar um grave acidente de buggy que resultou na perda de quatro dedos da mão direita. Durante o bate-papo, ele falou sobre o processo de recuperação, o receio do fim da carreira e como o momento desafiador o levou a ressignificar o olhar sobre a vida.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
O acidente ocorreu durante uma viagem a Campos do Jordão (SP) em 20 de julho de 2024. Guilherme estava em um passeio de buggy quando o veículo capotou, e ele percebeu que quatro dos seus dedos haviam sido amputados.
O músico contou que, imediatamente após o ocorrido, o que mais o consumiu foi o medo de que o acidente significasse o fim de sua carreira, já que sua profissão depende diretamente de suas mãos.
"A primeira coisa que vinha na minha cabeça foi minha carreira, minha construção, tudo que eu deixei de lado para viver a música. [...] Pensei: O que que eu vou fazer agora?".
Durante o período de recuperação, o baixista revelou que passou a ressignificar muitos aspectos da vida. Com o retorno aos palcos previsto para maio, ele compartilhou que, embora tenha grande paixão pelo trabalho, o que realmente importa para ele é a família.
“O melhor sentimento [...] é ver minha filha feliz, ela vir me dar um abraço forte, aqui cheio de amor. Isso daí, irmão, não tem sentimento que consiga explicar isso”.
Guilherme Goes, baixista da banda Zimbra
Reprodução/Redes Sociais e Photo Music
Retorno aos palcos
A volta de Guilherme Goes, baixista da banda Zimbra, aos palcos para shows completos está cada vez mais próxima. O músico revelou que o retorno definitivo deve acontecer em maio.
Antes disso, ele já teve a oportunidade de reviver o prazer de tocar o que mais ama profissionalmente. No dia 15 de março, durante a turnê do álbum 'Pouso', Guilherme tocou o último bloco inteiro do show no Arena Club, em Santos, marcando um passo importante no retorno à música.
"Acabei fazendo uma introdução, entrei em 'Viva', cantei e já fiquei no palco para o bloco final. Aí toquei 'Missão Apolo', 'Já Sei', 'Eu vi tudo' e 'Breve', então foram quatro músicas. Já deu para sentir o gostinho de como era", comentou ele.
Essa, no entanto, não foi a primeira aparição de Guilherme nos palcos após o acidente. Em 20 de outubro, o músico participou do início da turnê no Cine Joia, em São Paulo. "O processo de recuperação acelerou muito, já estou 100% pronto para voltar a tocar, fazer show e viajar", disse.
Fim da Turnê
Guilherme disse que a banda Zimbra ainda tem dois shows da turnê 'Pouso', em Goiânia e Brasília. Em abril, o grupo fará uma pausa, mas deve retornar em maio, já com o baixista nos palcos.
"Estou muito feliz. Do meu acidente, estou 100% recuperado e me adaptando cada vez mais", finalizou.
Baixista da banda Zimbra que perdeu quatro dedos em acidente de buggy tem previsão para retorno aos palcos
@andrecalvao
Carinho e apoio
De acordo com o músico, as mensagens de energia positiva que recebeu de amigos, familiares e fãs foram essenciais para manter a esperança de que tudo ficaria bem. “Isso me deu muita força, isso que me deu coragem desse recomeço”.
Para Guilherme, não há motivos para se lamentar, mas sim agradecer pela vida. “Sou muito grato por estar bem. Minha cabeça está muito boa, eu estou com muita esperança e muita vontade de viver e de recomeçar”.
Banda Zimbra se apresenta neste final de semana, em Santos
Reprodução/Instagram
Banda Zimbra
Com estilo de pop rock, a banda Zimbra foi formada em 2011, pelos músicos santistas Rafael Costa (vocal), Vitor Fernandes (guitarra), Guilherme Goes (baixo) e Pedro Furtado (bateria), e ficou conhecida com um repertório autoral, que gerou diversos CDs, singles, clipes e álbuns. A música 'Me Mude', inclusive, chegou a ser trilha sonora da série 'Shippados', da Globoplay.
O grupo se apresenta por todo o país e já dividiu palco com artistas como Nasi (Ira!), Teatro Mágico, NX Zero, Natiruts, Capital Inicial, Fresno, Supercombo e Scalene. Além disso, o grupo já participou de importantes festivais, como Lollapalooza (2015) e Rock in Rio (2019).
Baixada em Pauta #227: Baixista que perdeu quatro dedos em acidente de relata sobre como ressignificou a vida após a amputação
g1 Santos
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos